Iniciadas as obras do receptivo turístico da Gruta d Lapinha

03/07/2010 04:10


Gruta vai ganhar receptivo turistico, novo sistema de iluminação e sonorização
 

Além da construção do receptivo turístico, a Gruta da Lapinha também vai passar por modernização em sua estrutura interna e terá seu atendimento ao público interrompido a partir do dia 1º de maio.

A Gruta da Lapinha será o portal de entrada do Parque Estadual do Sumidouro e dentre as modernizações que serão realizadas em sua estrutura está um novo sistema de iluminação através de LEDS com ativação sensorial que além de gerar economia de cerca de 80% no consumo de energia vai ajudar a preservar a vida local por ser ambientalmente correta.

Outra novidade que será apresentada aos visitantes será a implantação do sistema de sonorização com fone auricular contendo informações cientificas sobre a Gruta. Serão três níveis de informações: básica, técnica e científica onde o visitante terá ao seu dispor todos os conhecimentos necessários sobre as formações rochosas e as características de cada salão traduzidas em três idiomas.

A construção de alvenaria que na opinião de muitos especialistas era uma agressão ao paredão natural ao lado da Gruta será demolida e dará lugar a uma trilha temática que terá seu inicio próximo ao paredão que se estima ter mais de 500 milhões de anos.

O Governo do Estado vai investir cerca de 4 milhões nas obra de modernização e construção do receptivo e após sua conclusão parte do acervo de Dr. Lund que se encontra em Copenhagen, na Dinamarca vai voltar para a cidade de Lagoa Santa.

A obra vai garantir a Gruta seu lugar de destaque no cenário turístico internacional, dentro do contexto do Parque Estadual do Sumidouro e atender as negociações entre a Prefeitura de Lagoa Santa e o governo da Dinamarca para volta de parte do acervo de Lund para o município.


 
Em 2009 foi lançada a pedra fundamental da construção do receptivo turístico que contou com a presença do governador Antônio Anastasia, do presidente da Assembléia Alberto Pinto Coelho, deputados estaduais Fabio Avelar e Wander Borges, do prefeito Rogério Avelar e representantes do IEF Roberto Alvarenga e Rogério Tavares, gerente do parque do Sumidouro.


 

 

Fonte:Site da prefeitura Municipal de Lagoa Santa.

Pesquisar no site