Elevação de até 140% nos preços de terrenos e imóveis

03/08/2010 11:45

Obras de desenvolvimento do Vetor Norte da capital mineira provocaram elevação de até 140% nos preços de terrenos e imóveis

 

 

Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes
Para Fábio Lúcio, da Varanda Imóveis, o mercado está aquecido pelo estímulo ao Vetor Norte e em função da melhoria de acesso ao crédito

 

Com as medidas de incentivo ao desenvolvimento do Vetor Norte, os imóveis situados em sua área de influência registram valorização acelerada. A elevação de preços atinge desde os imóveis situados nas vias de acesso à Linha Verde, na Região Leste da capital, atravessa toda a Região Norte, passa por Venda Nova e alcança municípios vizinhos, como Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins, em percentuais que variam de 60% a 140% no último ano.

Segundo Fábio Lúcio Barroso Costa, diretor-proprietário da Varanda Imóveis, empresa com forte atuação na Região Leste da capital, o mercado imobiliário local está em plena expansão, em decorrência não só das iniciativas de estímulo ao Vetor Norte, mas também em função das medidas implementadas pelo governo federal de melhoria de acesso ao crédito bancário. "De nada adianta fazer obra se não houver condições favoráveis de crédito para a população. Portanto, o incremento dos negócios imobiliários aqui é resultado da conjunção de fatores: implantação da Linha Verde e melhoria de acesso ao crédito, em especial, o alongamento do prazo dos financiamentos", observa.

Fábio Lúcio informa que, em bairros tradicionais da região, mais adensados, como Santa Tereza e Floresta, os imóveis já vinham com valorização crescente, em função das leis de mercado - grande demanda para uma oferta restrita. Mas, a partir do início das obras da Linha Verde e da expansão do crédito bancário, houve boa elevação de demanda e, consequentemente, dos preços dos imóveis dos bairros da Graça, Nova Floresta, Silveira, Cidade Nova, Fernão Dias e Dona Clara, situados ao longo da Avenida Cristiano Machado. "Nesses bairros, das regiões Leste, Norte e Nordeste, localizados no eixo da Linha Verde, o que não dobrou de preço, nos últimos dois anos, aumentou 80%. Os terrenos, por exemplo, estão em média 100% mais caros", garante.

Ele considera que, em alguns casos, a valorização chega a ser irreal. "O proprietário eleva o preço sem nenhum fundamento, baseado apenas no anúncio das obras para a região, o que inviabiliza o negócio, porque não existe valorização de um dia para o outro; é gradual", assinala Fábio Lúcio.

Nos próximos anos, avalia, os negócios imobiliários no mercado local devem registrar novo incremento, com a oferta de lançamentos, especialmente de empreendimentos residenciais de médio padrão. "Grandes incorporadoras, inclusive de São Paulo, estão adquirindo áreas na região. A princípio, devem optar por lançamentos de médio padrão, mais compatíveis com a atual demanda local. Depois de certo tempo da transferência do Centro Administrativo do governo, pode haver inclusive lançamento de grande número de empreendimentos de luxo, para atender a demanda que será criada por funcionários mais graduados, que hoje resitem em se mudar para a região, mas devem mudar de ideia, devido à distância que serão obrigados a percorrer para o trabalho", avalia.

As perspectivas de bons negócios nos bairros no entorno da Linha Verde foram a motivação para que a Lar Imóveis decidisse abrir filial no Bairro Cidade Nova. "Com a transferência do Centro Administrativo e as outras medidas, o desenvolvimento da região é inevitável. Além da demanda por moradias criada pelo funcionalismo, existe ainda um grande número de empresas, fornecedoras do estado, que planeja sua transferência. Por isso, resolvemos abrir uma filial na Cidade Nova. Hoje, já registramos na empresa crescimento de 30% na demanda por imóveis na região do entorno da Linha Verde e nossa expectativa é de que os imóveis ali situados alcancem o auge de sua valorização daqui a cinco anos, quando todas as medidas implementadas pelo governo já estejam consolidadas", diz Luiz Antônio Rodrigues, diretor da Lar Imóveisde

DENISE MENEZES (ESTADO DE MINAS)

Pesquisar no site