Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

28/06/2010 13:10

alt

O presidente em exercício José de Alencar e o comandante da FAB Juniti Saito descerrando a placa de inauguração


Contando com a presença do presidente em exercício, José Alencar, e do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito, foi inaugurada na tarde de terça-feira, 23, a pedra fundamental que marca o início das obras de construção do Centro de Integração e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) em Lagoa Santa.

O CIAAR é a instituição de ensino responsável pela formação de oficiais. Ele estará localizado logo na entrada da cidade, próximo ao Parque de Material Aeronáutico, e contará com uma completa estrutura para atender aos alunos da Força Aérea. Atualmente o CIAAR se localiza ao lado do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Uma área de 700.000 m² será disponibilizada para as novas instalações do CIAAR.

Esse novo Centro terá 60 salas de aula, ginásio de esportes, seis alojamentos, dois hotéis, edifício de comando e outras instalações, totalizando 57 mil m² de área construída. O investimento estimado na região é de 216,4 milhões e a previsão é que cerca de mil postos de emprego direto e 5 mil postos de emprego indireto sejam gerados. Com a mudança, o CIAAR dobrará sua capacidade de formação de oficiais.

A empresa responsável pela obra, construtora Schahim Engenharia, de São Paulo, terá 900 dias para concluir a obra. Para preservar as espécies de fauna e flora que hoje são encontradas no local da construção, será mantida 60% da cobertura original da região e serão plantadas 31 mil mudas na área. As novas instalações também contarão com sistema de reaproveitamento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Estiveram presentes no evento os Deputados Federais Antônio Roberto, Jô Moraes e Leonardo Quintão, o Senador Eduardo Azeredo, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Sérgio Antonio de Resende, o Prefeito de Lagoa Santa Rogério Avelar, além de militares e membros da sociedade civil.

O documento de execução da obra foi assinado por José Alencar, Juniti Saito, João Manoel Sandim de Rezende (Diretor Geral de Ensino da Aeronáutica), José Geraldo Ferreira Malta (Comandante do CIAAR) e o engenheiro Milton Schahin (Diretor da construtora Schahin).

O momento mais importante do evento foi quando José de Alencar e Juniti Saito fizeram o descerramento da pedra fundamental que marca o início da obra.

O presidente em exercício José Alencar comentou sobre essa conquista para a cidade. “É muito bom ter a oportunidade de participar da inauguração dessa obra no estado de Minas Gerais, que é o meu estado natal e que representa um grande melhoramento não só para Lagoa Santa, mas para Minas e para o Brasil”, declarou. 

alt

 Fonte: Site Lagoa Santa notícias.

Pesquisar no site